segunda-feira, 25 de abril de 2011

A mídia e a educação

           
           Que os meios de comunição e informação são presenças indiscutíveis na vida das crianças já sabemos, mas até que ponto essa mídia interfere positiva ou negativamente na educação da criança?
        Essa pergunta chave nos remete a afirmação de Maria Luiza Belloni em O que é mídia-educação quando nos diz que  a educação para as mídias ou mídia-educação é uma questão urgente e crucial. E essa mídia-educação diz respeito à implantação e incentivo de uma mídia que busque promover a emancipação e a cidadania e não somente reproduzir formas esteriotipadas e massificadoras dos valoree e comportamentos.
        É clara e até mesmo gritante a capacidade influenciadora que a mídia possui não somente perante as crianças, seja pela aprendizagem por muitas vezes impregnante e involuntária que a mesma propicia, seja  pela crença de que ela é o reflexo do que é real e por isso dali pode ser extraídas em todo tempo a realidade, ou seja pela capacidade de tornar de fácil acesso as normas e modelos socialmente dominantes.
      Ante essas influências a mídia, especialmente a televisão,são imprenscidiveis na formação das crianças. Mas essas influências devem atuar de maneira positiva nessa formação. Não basta somente assistir apenas programas de TV educativos, ou acessar somente sites educativos. Precisamos (a escola e a sociedade), formar crianças com criticidade e não meros receptores, crianças capazes de refletir sobre a mensagem veiculada e que tenham a capacidade de reconhecer aspectos positivos da mídia como a informação paltada  por uma ética e o poder de integração que a mesma possui.
       Portanto, mais do que apontar aspectos negativos e positivos é real a necessidade da reflexão por parte das instâncias educadoras das crianças como, a família, a escola e a sociedade. Para que as crianças não sejam somente espectadores passivos e sim agentes ativos de reflexão e tranformação dessa mídia.


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